A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico cada vez mais difundido no Brasil e no mundo. Seu principal objetivo é remodelar a região abdominal através da remoção de pele e tecido adiposo em excesso, além da restauração da musculatura local, resultando em um abdômen mais liso e definido.
Diversos fatores como emagrecimento brusco, gravidez e o próprio processo natural de envelhecimento contribuem para a perda do tônus muscular e alterações estéticas do abdômen. Nestes casos, a abdominoplastia aparece como uma excelente alternativa para corrigir problemas de flacidez e algumas imperfeições, devolvendo ao paciente a satisfação com o próprio corpo e elevando sua autoestima.
É importante ressaltar que esse procedimento visa a remodelagem da região abdominal e não tem finalidade de emagrecimento ou perda de gordura. No entanto, é possível que a cirurgia abdominal seja realizada em associação a uma lipoaspiração, objetivando, dessa forma, a remoção da gordura localizada e potencializando os resultados estéticos.
Esse procedimento pode ser realizado pela clínica Nery & Graziosi, tem duração de noventa minutos a três horas, dependendo da quantidade de tecido excedente e complexidade de cada caso, bem como se será realizada em associação a cirurgia de lipoaspiração. Normalmente é utilizada anestesia geral, podendo em alguns casos ser realizada anestesia peridural.
De acordo com o Dr. Guilherme Graziosi, cirurgião plástico, é importante que algumas medidas pós-operatórias sejam adotadas para que se obtenha o melhor resultado possível. Recomenda-se a utilização de cintas modeladoras por pelo menos dois meses, associada a drenagem linfática, visando a redução do edema (inchaço), além de favorecer a postura correta para uma melhor cicatrização. É importante salientar também que os resultados da cirurgia, assim como o tempo de recuperação são individuais para cada paciente e dependem das características particulares de cada um, além dos cuidados realizados no pós-operatório.