Cirurgia Reparadora X Cirurgia Estética

De um modo geral, a cirurgia plástica visa a reconstituição de alguma parte do corpo. Mas o que muita gente não sabe é que o que leva alguém a se submeter a um procedimento muitas vezes não é apenas por uma questão estética, mas sim, reparadora. Mas o que vem a ser a cirurgia plástica reparadora? É aquela que como principal objetivo a correção de lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. A cirurgia plástica entra como uma recuperação das funções e o reestabelecimento das formas mais próximas do normal possível. Exemplos de cirurgias reparadoras são ptose na pálpebra, defeitos congênitos, sequelas de câncer, queimaduras, sequelas de acidentes e traumas e ex-obesos que perderam muito peso (naturalmente ou com a cirurgia bariátrica).

Já a cirurgia plástica estética existe para melhorar a aparência do paciente, ou seja, não existe uma necessidade de melhorar seu estado de saúde ou corrigir uma deformidade, mas sim melhorar determinado aspecto físico que não o agrada. São características que não prejudicam o paciente no campo funcional, mas sim, psicológico. Alguns exemplos: Alterar a forma e o tamanho do nariz, da mandíbula, orelhas, ou das mamas, amenizar rugas e etc. Hoje, as cirurgias plásticas estéticas mais procuradas no Brasil são a lipoaspiração e a mamoplastia de aumento. Inclusive, os brasileiros estão se submetendo cada vez mais a esse tipo de procedimento. Hoje já lideramos o ranking mundial de cirurgia plástica, passando até mesmo os EUA.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.